terça-feira, 23 de junho de 2009

Natação Super Slow

Comentei em post anterior o assunto, e algumas pessoas me pediram para esclarecer.
Bom, tenho o artigo salvo em meu computador já a algum tempo e desconheço o autor, mas por acreditar e usar a técnica reproduzo abaixo para apreciação de todos:

"""
"Natação Super Slow"
O termo talvez seja muito pouco conhecido mas você já deve ter ouvido, visto ou executado esta forma de treinamento que parece estranha mas pode trazer bons resultados. O primeiro grande treinador de natação a promover o trabalho de “Super Slow Swimming” foi o russo Gennady Touretsky, técnico da Seleção Russa, que foi o responsável pela descoberta e desenvolvimento do grande velocista Alex Popov.
Touretsky quando falava a respeito do assunto chegava a demonstrar em caminhadas em slow motion em seu escritório afim de exemplificar as suas teses. Ao se mover de forma extremamente lenta (seja na água ou fora dela) você é capaz de se concentrar mais na ação exata dos movimentos. O equilíbrio passa a ser imperativo.
“As pessoas se tornam vacilantes quando se movem de forma bem lenta e devem constantemente manejar o peso do seu corpo na busca do equilíbrio” disse com bastante procedência Gennadi Touretsky. E isso também se aplica para os movimentos na água, que é exatamente aonde estamos a buscar esta situação.
Na conclusão de Touretsky, se os nadadores conseguem fazer movimentos com leveza e tranqüilidade em velocidades bem lentas, o que buscamos é conseguir os mesmos movimentos e sensibilidade nas velocidades mais altas. Quem já viu Alex Popov nadar sabe exatamente o que está aqui sendo falado.
“Super Slow Swimming” também força os nadadores a se concentrar em estender os braços o máximo possível para atingir a máxima distância a ser percorrida pela braçada a cada ciclo. Além é claro de aprender a relaxar mesmo em altas velocidades.
Se você sabe o local e o tempo exato onde suas ações de braços e pernas devem ocorrer, muito menos energia será dissipada ou perdida.
Se alguém acha que isso é novo é porque nunca ouviu falar que o mais famoso Tarzan do cinema, Johnny Weissmuller que foi campeão olímpico na década de 20 declarou: “O grande segredo no nado livre em natação é o relaxamento em alta velocidade”.
A tese de Gennady Touretsky ainda cita o fato de que nem todas as fibras musculares se contraem ao mesmo tempo. Isto ocorre como uma onda de fibras se contraindo durante os movimentos. Assim aprender a relaxar durante os movimentos de alta velocidade irá ajudar a salvar energia e evitar os sinais de fadiga.
Os maiores ganhos são intuitivos e de sensibilidade. Aprender a antecipar, controlar e manipular faz uma grande diferença. Nadadores que sabem descrever estes movimentos ou sentimentos durante os movimentos ganham um tom mágico e místico.
Estudos realizados na análise de Alex Popov indicaram que ele tem um consumo de 30% a menos do que os nadadores que nadam sob a mesma velocidade. Esta avaliação indica que o trabalho tem fundamento e pode contribuir com boa adição ao seu programa.
"""

Um comentário:

  1. Po, legal essa idéia; na escalada temos algo semelhante quando treinamos "andar" na slackline (que é tipo uma corda bamba mais grossa), ou quando escalamos lentamente as vias fáceis pra aquecer e fortalecer o corpo. Fez mesmo sentido... bem legal... abraços e bons treinos.

    ResponderExcluir